sexta-feira, 22 de junho de 2012

Vertigens

Não damos por ele. Mas ele está lá.
Ainda ontem tinha calor e hoje tenho frio.
estamos no verão e eu tenho frio.
Ainda ontem era o barulho, o ruído, e hoje o silêncio.
Ainda ontem era ânimo e hoje é cansaço.
Ainda ontem era vida e hoje já não é.
Nós não damos por ele. Seria impossível... antes insuportável darmos por ele. Daríamos em loucos. Sentiríamos vertigens. Seria o medo de avançar... e mesmo avançando estaríamos mesmo a andar para a frente? estaríamos a chegar a algum lugar? estaríamos na direção certa?
Não podemos dar por ele porque isso iria condicionar tudo... e já estamos tão condicionados por tudo o que nos rodeia que mais um condicionamento seria talvez devastador.
por isso ainda bem que não damos por ele.
Mas ele está lá.
nós sabemos que ele está lá.
Mas não o sentimos
não o vemos
e até podemos acreditar que não existe
mas no fundo todos acreditamos
O mundo move-se. Devagar. Impercetível.
É esse movimento que nos faz andar
que nos faz avançar
mas não o sentimos
é como uma mão invisível que nos empurra para frente.
Mas estaremos de facto a andar para a frente?
estaremos de facto na direção certa?
não andamos apenas às voltas
presos no mesmo lugar
nos sensos-comuns?
Não damos por ele.
Seria insuportável
mas hoje sinto as vertigens de duas forças que se chocam
de dois movimentos contrários
e sinto que estou a caminhar na direção errada
Não damos por ele.
E às vezes nem dou por mim...

Sem comentários: